5 passos para uma computação sem panes

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Olá blogueros! Após alguns dias sem dar as caras por aqui (junto com o fim de ano, vem muita correria, vc deve saber do q estou falando), trago a vcs, uma matéria legal, que encontramos no site da microsoft (http://www.microsoft.com/). A matéria fala do mundo corporativo, mas com certeza vc já teve problemas como esses em casa mesmo, então valem as dicas para a prevenção!!!!


5 passos para uma computação sem panes

Você está finalizando uma proposta de venda para uma reunião pela manhã com um cliente quando o editor de texto pára de funcionar repentinamente. Não adianta bater no teclado ou clicar com o mouse: seu computador não dá sinal de vida.

Infelizmente, apesar do aumento na confiabilidade dos computadores, eles simplesmente ainda "congelam" ou "travam" ou, o que é pior, entram em "pane", forçando você a desconectar a máquina para desligá-la. Esse tipo de comportamento nada cooperativo não é apenas frustrante, mas também pode causar a perda de dados e prejudicar a produtividade da empresa.

Entretanto, você pode tomar algumas medidas para minimizar, se não eliminar, as panes e congelamentos de computadores. Para manter os seus computadores em funcionamento, reduzir o tempo de inatividade e garantir a produtividade de seus funcionários, siga estes cinco passos.


1. Atualize os computadores com o sistema operacional mais recente
A estabilidade do sistema operacional é fundamental para a confiabilidade e disponibilidade do computador. E o código usado nas últimas versões geralmente é mais avançado que o de versões anteriores.
É esse o caso do Microsoft Windows. Por exemplo, um relatório de teste da eTesting Labs Inc. mostrou que o Windows XP Professional — o mais novo sistema operacional da Microsoft — é significativamente menos propenso a panes que o Windows 98 Second Edition de duas gerações atrás. O que torna o Windows XP mais estável?
  • Compatibilidade testada com uma grande variedade de programas
  • Suporte aprimorado para impressoras, monitores, CD-ROM players e outros dispositivos de hardware
  • A proteção de Driver do Windows que o protege contra a instalação ou o carregamento de drivers de dispositivo defeituosos — drivers que comprovadamente causam o travamento ou desligamento inesperado do sistema.

2. Leve a sério a proteção antivírus
Novos vírus de computador são lançados na Internet a cada dia. Enquanto alguns são apenas um aborrecimento, outros podem apagar ou corromper arquivos no seu disco rígido e causar uma pane no computador. Segue abaixo uma breve análise de como proteger o seu computador contra vírus:
  • Instale um software antivírus e mantenha-o atualizado.
  • Tome cuidado ao abrir e instalar arquivos, incluindo os recebidos em anexos de email, downloads, disquetes, CDs e DVDs. Pergunte a si mesmo se pode confiar na origem do arquivo antes de utilizá-lo de qualquer modo.
3. Mantenha o seu software atualizado
As empresas de software continuam a aprimorar seus produtos após o lançamento ao público. Essas atualizações são lançadas na forma de service packs , uma coleção dos mais recentes drivers, componentes, atualizações de segurança, ferramentas, drivers de dispositivo de terceiros, patches e alterações feitas a pedido de clientes. Ela podem ajudar a garantir a estabilidade do sistema operacional do seu computador.

Use o recurso Windows Update para baixar automaticamente os mais recentes service packs e patches de segurança vitais para o seu computador. Se você usa o Windows XP, instale o service pack mais recente que esteja disponível. Para garantir que os aplicativos do Microsoft Office, como Word, Outlook e Excel, possuam as atualizações de segurança mais recentes, visite o site Atualização do Office .


4. Tome cuidado ao instalar novos programas ou drivers
Os problemas com o computador geralmente surgem após a adição de novos programas ou drivers. Os drivers são programas que fazem com que a sua impressora, adaptador gráfico, placa de som e outros dispositivos de hardware trabalhem com o sistema operacional do seu computador.

Se você possui vários programas ou drivers novos para instalar, instale um e verifique se o seu computador está funcionando corretamente antes de instalar o próximo. Dessa maneira fica mais fácil identificar se um determinado programa causou um problema. Além disso, não instale um driver atualizado para um dispositivo de hardware simplesmente porque está disponível. Se o seu computador está funcionando corretamente sem o novo driver, deixe-o como está.

Uma vantagem de executar o Windows XP Professional no seu computador é que — ao contrário do Windows 2000 e do Windows 98 — ele possui ferramentas internas que protegem o computador contra programas que afetam negativamente o seu comportamento. O recurso de proteção de driver do Windows já foi mencionado anteriormente. Se instalar um driver defeituoso negligenciado pelo recurso de proteção de driver do Windows, você poderá usar o recurso de reversão de driver de dispositivo do Windows XP para restaurar o driver anterior.

O Windows XP também garante a segurança através do recurso de restauração do sistema. A restauração do sistema faz com que o seu computador volte ao estado anterior caso ele enfrente uma falha no sistema ou outros problemas maiores — sem perda de dados.


5. Providencie proteção contra surto de tensão e fonte de energia alternativa
Não negligencie a necessidade de proteção contra surto de tensão na sua busca por uma computação sem panes. Os computadores possuem componentes sensíveis à tensão que podem ser facilmente danificados por um surto de tensão. Um pico na tomada elétrica de uma parede pode, no mínimo, reduzir a vida útil do seu computador. Também pode causar pane e destruir o sistema, levando consigo todos os seus dados.

Os dispositivos de proteção contra surto de tensão funcionam como um buffer entre a fonte de energia elétrica do seu edifício e o seu computador. Você conecta o dispositivo na tomada e o seu computador ao dispositivo. Os dispositivos de proteção contra surto de tensão custam pouco — especialmente em comparação ao custo de substituição de um computador. Por uma quantia um pouco maior, um dispositivo chamado no-break oferece tanto a proteção contra surto de tensão como uma bateria alternativa, mantendo o seu computador em funcionamento no caso de uma queda de energia. Isso impede que você perca dados não salvos e geralmente permite que trabalhe por pelo menos mais 10 ou 15 minutos.

Um computador lento pode ser tão frustrante quanto um com panes e congelamentos constantes; portanto, para evitar esse problema, faça a manutenção do sistema com regularidade. Algumas práticas simples, como desfragmentar o disco rígido, verificar erros no disco rígido e excluir arquivos temporários, podem melhorar a velocidade e o desempenho do seu sistema.

Prontinho, até que não é tão dificil... =D
Espero que te ajude. Ótima semana pra vc!!

Obs.: Ainda estamos trabalhando o layout de nosso blog, para deixa-lo mais bonito e interativo, desculpe o encomodo.